Como enfrentar a crise dos 20 e poucos anos

sfnov2013-30

Ao completar 25 anos, eu ouvi por alto um certo comentário sobre a “crise do um quarto de vida”, algo que tem acontecido pelo fato de muitos jovens terem saído das universidades e a sua vida profissional não se parecer tão bem-sucedida quanto eles sonhavam, a vida amorosa simplesmente não existir e a vida financeira estar na base do jeitinho.

No artigo online da IstoÉ, a jornalista americana Alexandra Robbins de 28 anos e co-autora do livro “The quarterlife crisis”, diz que os jovens “têm pressa para resolver muitas coisas: carreira, romance, situação profissional, família. Esse é um peso muito grande. A sociedade nos faz sentir ultrapassados se não realizamos algo maravilhoso antes dos 25”.

Pessoalmente, eu posso confirmar que esse novo ano tem sido o mais desafiador que eu já encontrei. Mas, ao mesmo tempo, o de maior crescimento pessoal pelos fundamentos que encontrei na Bíblia e por certas escolhas que tenho tomado. Por isso, vou deixar 6 dicas que eu aplico na minha jornada pessoal e que podem te ajudar na sua.

 

1- Não se compare

Eu acredito que a primeira comparação se dá no âmbito familiar. Afinal, é bem provável que os seus pais já estivessem casados na mesma idade em que você se encontra agora…

A segunda comparação acontece entre os amigos. Afinal, todo mundo tem um amigo engenheiro ou médico que anda fazendo uma boa grana; ou então um casal de amigos que anunciou a gravidez do segundo filho; ou aquele amigo da faculdade que tem o cargo que você sempre sonhou.

No momento em que a comparação tentar bater à sua porta, lembre-se dos planos de Deus para a sua vida. O fato é que cada um tem uma jornada e você tem que aproveitar  a sua, sendo guiado pelo Espírito Santo, que nunca te leva para uma furada.

 

2- Alegria é um trabalho interno

Muitas vezes as circunstâncias podem permanecer desencorajadoras por um bom tempo. Mas não espere que elas simplesmente mudem de um dia para o outro: mude você primeiro! Lembre-se que se você está em Cristo, a vida do próprio Deus habita dentro de ti! Essa, por si só, é a melhor notícia que podemos ter! Assim, a alegria é uma escolha que se dá no confiar na bondade e fidelidade do Pai.

 

3- Viaje pelo mundo

Eu estava me graduando em publicidade e tinha acabado de deixar meu emprego quando apareceu a oportunidade de fazer um seminário nos Estados Unidos. Como era um sonho que eu cultivava há um tempo, fui para a Califórnia em 2012. Desde então, pude viajar para mais de 30 cidades. Viajei em missão para as Filipinas, Croácia, Áustria, Suíça, Estados Unidos; também conheci diversas cidades que eu sonhava em visitar um dia, como São Francisco e Nova York, entre outras, tanto que até fiz um blog sobre issoNão foi algo mágico que aconteceu do nada, eu tive muita provação de fé e Deus sempre me surpreendeu! A fé nunca falha!

Depois de passar 2 anos no exterior, eu recomendo: viaje o máximo que você conseguir! As vezes pode dar um pouco de medo de gastar o seu dinheiro, mas esse é o melhor investimento que você pode fazer! Você vai ampliar seus horizontes ao entrar em contato com culturas diferentes. Se puder fazer um intercâmbio, é melhor ainda. 

 

4- Aprenda a ouvir

As gerações anteriores podem ser bem diferentes da nossa, causando um certo choque. Mas você não pode desprezar a experiência que eles tiveram. Muitas vezes você vai ter que mudar a sua atitude arrogante de “sabe-tudo”. Seus pais podem não tem o pleno conhecimento da vida, mas nem você tem.

 

5- Compartilhe seus sonhos

Você não precisa sair espalhando aquilo que Deus tem te falado para o mundo inteiro ouvir, mas você pode compartilhar seus objetivos com algumas pessoas próximas. Eu sempre compartilho com a minha familia aquilo que eu tenho sonhado. E também tenho um grupo pequeno de amigos que sempre encorajamos uns aos outros. Essas pessoas podem ser muito usadas por Deus para jogar ainda mais gasolina sobre o fogo que queima em seu coração.

 

6- Não tenha pressa

Não tente abrir as portas pela sua própria força, deixe que Deus se encarregue desse trabalho. O seu trabalho é descansar nEle, e não colocar os seus esforços para fazer tudo acontecer de uma hora pra outra. Lembre-se que Ele coloca em você o querer e o efetuar. É tudo dEle, por Ele e para Ele. Apenas se coloque completamente disponível em Suas mãos para seguir à Sua direção, ainda que isso não pareça muito lógico pelo natural. E aproveite cada oportunidade, fazendo tudo com excelência, sendo fiel no pouco, mantendo sempre a convicção de que Deus nunca falha!

Concluindo

Aproveite o processo! O processo também é vida, e a vida não foi feita para ser desperdiçada! 


Curtiu? Compartilhe com um amigo!
Siga a página do Facebook e receba novas atualizações!

Leia também:
Me desculpe se a igreja te machucou
Cristãos, parem de ficar puros até o casamento!
– Seja você. O melhor de você!
– E quando você não está se sentindo um campeão?

13 comentários em “Como enfrentar a crise dos 20 e poucos anos”

  1. Eu tenho 23 anos, então eu ainda tenho algum tempo antes de eu chegar ao meu crise do um quarto de vida!!! lol! Mas, é muito real!

    Em tempos passados, eu acho que as pessoas dependiam muito mais sobre a comunidade para encontrar sua identidade e direção na vida. Hoje, nós somos muito mais individualista. Temos que criar nossa própria identidade e se tornar bem sucedido direita após a universidade, sem muita direção. Isso é muita pressão! Felizmente, Jesus tem a resposta. Obrigado por compartilhar esta sabedoria bíblica Gabriel!

    At least, that’s my American perspective lol 🙂 Hopefully most of the above makes sense! Here is what i was trying to say in English:

    “I’m 23 and so I suppose I still have some time before i reach my quarter life crisis! Lol! But it’s very real…

    In times past, i think people relied much more on community to find their identity and direction in life. Today, we are much more individualistic. We have to create our own identity and become successful right after university, without much direction. That’s a lot of pressure! Thankfully, Jesus has the answer. Thanks for sharing this biblical wisdom Gabriel!”

    Curtido por 1 pessoa

  2. É exatamente a minha fase! Concordo com suas dicas, que benção saber que o Senhor cuida de nós em cada tempo da nossa vida.
    Como as estações do ano, nossa vida também muda constantemente e nem sempre é fácil se adequar a cada etapa. Mas certo é que a cada manhã as Suas misericórdias se renovam. Isso basta!
    Cada artigo do blog tem me encorajado muuuuuuuuuuuito. Que Deus derrame mais sabedoria sobre sua vida acada dia, Gabriel.
    Quem é fiel no pouco, se deleita no muito do Senhor!
    Obrigada! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sensacional!
    Eu pensava que essa tal crise não existia,mas hoje passando por ela vejo que somente com Deus eu vou conseguir manter a paz no coração até esse período terminar.

    Obrigada.

    Curtir

  4. Sensacional! Simplesmente um dos melhores e mais inteligentes artigos que já pude ler em toda a minha vida! Louvo e agradeço a Deus por levantado jovens que têm uma vida com propósitos e princípios, de modo que fazem a diferença aonde quer que passam. E você mano Gabriel dos Santos faz parte desse grupo! Continuemos firmes no propósito para o qual o Senhor nos chamou e nos capacitou. És uma bênção para a nossa geração! Paz e alargamento de fronteiras para ti! Forte abraço, Jefferson H. Diogo.

    Curtir

  5. Sensacional, exatamente o que eu precisava ler neste momento, venho recebendo diariamente varias bênçãos e por vezes só consigo enxergar aquilo que não consigo obter, preciso aprender a ser feliz com o hoje e descansar no tempo de Deus! 😘

    Curtir

Deixe um comentário