Como lidar com uma pessoa que fala mal de todo mundo?

Todos nós já tivemos pensamentos negativos sobre alguém e muitas vezes já os colocamos para fora quando não deveríamos, por estarmos frustrados, insatisfeitos ou machucados. Não quero usar isso como uma desculpa, mas acaba sendo parte do nosso crescimento pessoal. Porém, ao mesmo tempo, todos nós conhecemos pessoas que fazem dessa prática um estilo de vida, algo que vai além do corriqueiro, e é sobre isso que eu quero falar.

A ação ou hábito de dizer mal dos outros é chamada de maledicência. Essa atitude é algo que o apóstolo Paulo nos orienta a abandonar (Colossenses3:8), pois eu creio que está conectada à nossa capacidade carnal de ver uma pessoa ou situação. Afinal, a Bíblia nos diz que Jesus nos comprou por um alto preço, assim não deveríamos ver ou tratar uns aos outros como lixo.

Mas por não sabermos como lidar com esse tipo de atitude, muitas vezes não fazemos nada em relação a ela e ficamos assistindo ela crescer livremente em nosso meio. Assim, acabamos nos permitimos ser rodeados por pessoas que parecem  que a única coisa que sabem fazer é falar mal de pessoas e isso não está certo pois a maledicência é pecado.

Eu não tenho todas as respostas, mas eu tenho buscado crescer e convidado pessoas ao meu redor a entrar nessa mesma jornada. Sendo assim, eu quero dividir 2 pontos que tenho aprendido sobre esse assunto:

 

1. O amor diz “pare!”

Um amigo que fala mal de todo mundo, certamente, um dia, vai falar mal de você também. Não se engane pensando que com você será diferente, pois não é algo pessoal e sim relacionado ao caráter mesmo. Então, se você é amigo de verdade e se importa com a pessoa, convide-a a colocar as lentes do Pai e mudar a perspectiva e escrever uma nova história.

Pois, dependendo do nível de intimidade, é difícil não se deixar influenciar com alguns pensamentos que uma pessoa maledicente carrega porque, talvez, seja alguém que já exerce um certo nível de influência em sua vida. Então, se você também deseja crescer, sinta-se livre de pedir com que aquela situação pare, para o bem de todos. Pois, no final, a maledicência é uma sabotagem para aquele que a pratica.

“E se meu amigo não receber bem o meu pedido?”. Essa é uma dúvida que surge ao abordarmos esse assunto pois temos medo de perder uma conexão e é bem chato quando isso acontece. Infelizmente não cabe a você a decisão que o seu amigo irá tomar, então o seu posicionamento deve ser o de permanecer em amor. Existe uma chance dele não querer mudaça e acabar se afastando. Mas se você deseja crescer, o seu papel é fazer o convite para essa incrível jornada, sabendo que todo mundo tem o livre-arbítrio de aceitar ou não.

 

2. O amor confronta em amor

Parece redundante, mas é isso mesmo. Em Mateus18:15 diz: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro”.  A Bíblia não diz que se tivermos um problema com alguém que deveríamos compartilhar com as irmãs da intercessão, ou com o líder dos jovens, ou com o nosso melhor amigo, mas diretamente com o irmão que pecou contra nós. Parece simples, mas se fosse tão simples as igrejas não estariam cheias de fofoca e um falando mal do outro por motivos tão pequenos. Dizem até que isso é coisa de mulher, mas já vi muito marmanjo entrando nessa também.

Temos que lembrar que o nosso foco e prioridade como Igreja deve ser a conexão. Jesus disse para sermos um, assim como Ele é um com o Pai. Dessa forma, essa é uma excelente base para crescermos em nossos relacionamentos, pois a maledicência e fofoca impedem o desenvolvimento de intimidade.

Assim, se você é “a irmã da interecessão”, ou o “líder de jovens” ou o “melhor amigo”, ao invés de abrir os seus ouvidos para a maledicência alheia, em amor, oriente que essa pessoa busque falar diretamente com irmão cujo assunto deve ser tratado. Se for para aconselhar, com compaixão, encha-a de encorajamento e a convide a enxergar a situação por uma nova perspectiva.


Siga-me no Facebook para novas atualizações.

Leia também:
Não vá para a igreja apenas para ouvir uma boa palavra
Me desculpe se a igreja te machucou
Seja você. O melhor de você.
O que fazer quando você se sente sozinho?

 

Um comentário sobre “Como lidar com uma pessoa que fala mal de todo mundo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s