5 Dicas Para Quem Deseja Começar Um Blog (as 3 últimas eu recomendo para todo mundo)

dicas blog

Ano passado foi quando eu comecei a escrever com mais frequência aqui no site e desde então algumas pessoas começaram a me pedir dicas sobre como desenvolver um blog. Por isso, vou compartilhar algumas dicas da experiência que eu adquiri até hoje e eu espero que elas te ajudem e desenvolver o seu blog pessoal.

1- Escolha um tema e um nome pro blog

Se você quer começar um novo projeto, escolha falar de algo que você ame, pois assim você terá muito mais chance de inspirar as pessoas e se manter constante. Em seguida, escolha um nome que não seja muito complicado. Pra falar a verdade, pense em uma lista de nomes, porque você pode se surpreender com a quantidade de domínios que já estão sendo usados no momento em que você for registrar a sua página. Mas fique fiel e focado ao tema. Por exemplo: nesse blog eu falo do sobrenatural de Deus e na caminhada com Jesus; já no Turistas Locais, eu falo apenas sobre viagens, trilhas e pontos turísticos.

2- Escolha uma plataforma

Eu realmente gosto do WordPress.com. Ele é bem básico, mas é gratuito e é ótimo pra quem está começando. Vai te dar o domínio (nome) com o final .wordpress.com, como é o exemplo desse aqui. Para ter o domínio com o final .com, é preciso pagar uma anuidade de US$18. É totalmente em inglês, porém é muito fácil de compreender. Se você tiver alguma dificuldade com a língua, é só jogar o Google Translator que você vai se dar bem. 
Agora se você já entende um pouco mais sobre o assunto e pretende usar uma plataforma de hospedagem, eu recomendo o DreamHost. É bem fácil de usar também. Eu pago US$10/mês para mantê-lo, mas isso já inclui o domínio .com, além de diversos plugins que posso usar para melhorar meu site e uma maior variedade de templates gratuitos para montar a minha página. Eu uso o Dreamhost no Turistas Locais.

3- Desenvolva uma rotina

Manter um blog funcionando requer uma certa disciplina. Por isso, marque um dia certo para publicar um texto. Além disso, no começo, não saia postando tudo de uma vez. Se for o caso, deixe um texto salvo no rascunho, pois se em alguma semana você estiver com a rotina um pouco mais intensa, você só vai precisar revisá-lo antes de publicar, te poupando tempo sem perder a frequência.

4- Não se culpe

Em algum momento isso pode acontecer pelo fato de você ficar se cobrando demais ou por você não ter postado nada naquela semana. Apesar da dica anterior, pode acabar aparecendo uma semana (ou duas) de “crise de criatividade”. Mas não fique se condenando por causa disso. O blog não deve se tornar um peso em sua vida. Ele foi criado para inspirar e para o compartilhamento de conhecimento, com o objetivo ajudar pessoas. Se você está em crise, talvez seja uma boa falar sobre isso, dependendo do tema que você aborda em sua página. Mas não deixe nada te desanimar a seguir em frente, nem você mesmo.

5- Esteja preparado para os comentários

É muito importante aprender a receber feedback. Começar um blog significa colocar a cara à tapa. Ainda que você tenha a melhor das intenções com o conteúdo compartilhado, nem todo mundo irá gostar ou concordar com o que você publicou. Algumas pessoas podem te xingar, mesmo sem te conhecerem, simplesmente porque discordam do seu ponto de vista. Isso já aconteceu comigo e veio de pessoas que se dizem meus “irmãos em Cristo”. Apenas siga a paz, a voz do Espírito Santo e mantenha-se focado para desenvolver aquilo que está em seu coração.


Com isso eu torço para que novos e incríveis projetos ganhem vida e que venham a impactar o mundo!

Se você já tem um blog ou um canal no Youtube, sinta-se a vontade para compartilhar nos comentários!

Leia também:
Me desculpe se a igreja te machucou
Até que ponto confiar em Deus?
Afinal, qual é a vontade de Deus para a humanidade?
Deus quer te fazer prosperar financeiramente?

facebookcomentario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s