Me desculpe se a igreja te machucou [parte 2]

igreja machucouHá um ano eu escrevi o texto “Me desculpe se a igreja te machucou e se você ainda não leu, eu recomendo que você dê uma olhada nele antes de seguir em frente nesse aqui. Foram diversos feedbacks e testemunhos de pessoas dizendo o quanto elas tinham sido impactadas pelo o que eu compartilhei.

No final do ano passado eu senti de tocar nesse assunto novamente e desde então venho meditando a respeito disso, pois é impressionante o número de pessoas que eu encontro que estão completamente desgastadas com a instituição igreja. Eu tenho certeza que se você não é essa pessoa, você conhece alguém nessa situação.

Infelizmente, eu sei que existe muita politicagem, julgamento e legalismo por parte de muitos pastores; vemos diversos absurdos em nossos meios de comunicação onde a fé é vendida e o povo parece alienado; são muitas regras que nem mesmo os líderes conseguem cumprir e que não fazem parte do Evangelho que Cristo pregou para nós.

Mas eu sinto que Deus tem chamado às pessoas para um amadurecimento espiritual. Por isso, eu gostaria de compartilhar 3 pontos para que você possa ir além em sua caminhada na fé. Talvez alguns pontos irão ser bem desafiadores, mas eu creio que você conseguirá romper!

 

1- Aprenda a confiar (novamente)

Eu não estou falando de sair colocando a sua vida por completo na mão de uma liderança qualquer. Sua vida tem que estar nas mãos de Jesus Cristo. Mas esse é um passo fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e do Corpo, pois nós fomos chamados para sermos um (João 17:20-23). E para caminhar em unidade é preciso haver confiança. Sendo assim, não generalize! Nem todo mundo é igual, nem todo líder é igual! Nem toda igreja é aquele “espetáculo” que você assiste na tv! Tem muitos pastores que não estão atrás do seu dinheiro, mas que realmente se importam com as pessoas.

 

2- Abrace a responsabilidade

Se uma igreja te machucou, ou melhor, se pessoas que representavam a igreja te machucaram, possivelmente foi pelo fato delas não saberem quem elas realmente eram em Cristo, não saberem a sua real identidade. Mas, como filhos, aperfeiçoados no amor do Pai, cada um de nós, individualmente, fomos chamados para andar em um lugar onde não guardamos nenhum mal e nem nos ofendemos. O fato de permitirmos entrar alguma ofença em nosso coração nos mostra que essa é uma excelente oportunidade de pedir que Deus nos revele mais de quem Ele é e o quanto Ele nos ama.
“Mas eles nem me pediram perdão”, você diria. Isso realmente é uma droga e eu lamento muito mesmo. Mas o que o inimigo mais vai tentar fazer é com que você se sinta vitimado. Com isso não estou falando que você precisa permanecer em um lugar em que você não acredite na liderança ou que exista alguma situação abusiva. Porém se o seu “amor” depende da atitude das outras pessoas, isso é tudo, menos amor.

 

3- Busque viver em comunidade

O que mais ouço de pessoas que se afastaram da igreja é “eu sou igreja, Jesus me ama e eu não preciso ir mais ao culto de domingo pois eu assisto pela televisão e isso já é o suficiente.”. Isso é em parte verdade. De fato, em Cristo, nós somos a Igreja. Porém, eu vou começar trazendo o fato de que Jesus nos instruiu a fazermos discípulos e isso demanda relacionamento e comunhão. Além disso, a Palavra nos mostra que a igreja primitiva sempre se reunia. Talvez você pode acabar entrando num modelo de reunião não muito convencional onde ela ocorra no meio da semana na casa de algum conhecido, por exemplo, e eu não sou contra a isso. Mas se reúna constantemente com pessoas que querem buscar mais de Deus. Deixe Deus te usar para falar na vida de um irmão e abra o seu coração para receber, deixando todo o orgulho de lado. E quando os problemas aparecerem, peça ajuda ao Espírito Santo.

Conclusão

Assim, se você quer crescer em Deus, pense sobre o que eu compartilhei. Que esse seja um tempo de amadurecimento e de intimidade. Não permita que as circunstâncias ou pessoas limitem a sua perspectiva sobre quem o nosso Pai é, pois Ele é bom o tempo todo. E ainda que seguir em frente seja um desafio, lembre-se que você é mais que vencedor em Cristo Jesus e que a melhor coisa a viver no centro de Sua vontade.


Leia também:

Não vá para a igreja apenas para ouvir mais uma boa palavra
Como lidar com uma pessoa que fala mal de todo mundo
A igreja não deve ser um Game of Thrones
Até que ponto confiar em Deus?
Você não precisa sentir Deus para ser espiritual

 

7 comentários sobre “Me desculpe se a igreja te machucou [parte 2]

  1. Lindo texto Gabriel. Pelo que vi dando uma volta pelo blog, te digo continue firme. Me abençoou, muito obrigada. Vou te acompanhar. Que Deus te abençoeais e mais e continue te dando inspirações para escrever esses textos lindos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s