No final dos Jogos Olímpicos do Rio fomos presenteados. E não foi apenas com mais uma vitória da seleção brasileira, mas foi com o primeiro ouro olímpico do futebol masculino, de uma equipe que foi extremamente criticada e muito desacreditada. Afinal, quem imaginou que venceríamos a Alemanha após o inesquecível 7×1 em 2014? Porém, depois de um jogo bem disputado, conseguimos a tão sonhada medalha!
Só que algo acabou chamando mais atenção do que o lugar no topo do pódio: a polêmica briga de Neymar. Pois, como todos sabemos, no momento da celebração ele acabou tendo um conflito com um torcedor, xingando palavrões em sua direção, com uma faixa em sua testa onde dizia: “100% Jesus“.
“Jesus teria virado a outra face”
“Neymar não é cristão”
” Jesus é 0% Neymar”
E assim por diante…
Mas quantas vezes eu também já não me encontrei em uma posição em questionar a fé em alguém devido aos frutos produzidos? E é nesse momento que eu me lembro do que Jesus disse sobre a videira e os ramos, ensinamento que encontramos em João 15, que diz: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo aquele que dá fruto Ele poda, para que dê mais fruto ainda (…)”
Intensionalmente eu deixei em negrito a parte que diz que Jesus corta o ramo que não dá fruto. Afinal, quantas vezes eu já não ouvi alguém ministrar essa passagem com o foco nesse pequeno versículo?! Só que a palavra grega usada para CORTAR é “AIRO”, que na maioria dos textos foi mal traduzida e o seu significado é LEVANTAR.
“Levantar” sugere uma imagem de agricultor se abaixando para erguer um galho, porque os galhos novos de uma vinha tendem a ir pra baixo e crescer perto do chão. Com isso, eles não conseguem produzir frutos porque quando os galhos crescem junto ao chão, as folhas ficam cobertas de poeira e quando chove, ficam cheias de lama e mofam.
Mas o objetivo de Deus é de nos fazer frutíferos e não nos fazer queimar no fogo.
Ele deseja que sejamos frutífero e que geremos mais frutos.
Quando um ramo adoece, o que se pode fazer? Cortar e jogar fora? De jeito nenhum! Ele é valioso demais para isso! Então, para recuperar os ramos, o agricultor passa com um balde d’água à procura desses galhos e em seguida os levanta e os lava, para que venham a se tornar frutíferos novamente.
Com isso, o que ele está fazendo?
Ele está dando direção.
E quantas vezes tivemos a convicção de que Jesus era o nosso Salvador mas tudo o que precisávamos no momento era de uma direção para continuar dando frutos?
Com isso, eu não estou buscando passar a mão na cabeça de Neymar e dizer que concordo com sua atitude nessa ocasião ou em muitas outras que vemos na mídia. Tais posicionamentos não revelam o amor do Pai.
Mas, assim como o Pai não desiste dele, eu prefiro ser alguém que encoraja, que constrói, que lança palavras de fé, mesmo que ele não venha a ouvir nenhuma delas, mas com o coração na expectativa de que Deus venha a trazer pessoas ao seu redor que o motivem a viver a plenitude daquilo que o Pai o criou pra ser: um filho que manifesta o Seu amor com sinais e maravilhas e impacta de forma sobrenaturalmente natural aqueles que estão ao seu redor. Porque isso é ser 100% Jesus e é pra isso que ele foi chamado pra viver!
COMPARTILHE ESSE TEXTO!
Leia também:
– E quem foi que disse que você é um pecador?
– 4 Motivos para não ser um cristão “desigrejado”
– Tudo bem se não estiver tudo bem