O tempo é uma dos bem mais preciosos que existem. Com a rotina e diversas atividades para serem concluídas, nós precisamos aprender a cuidar desse presente que recebemos todos os dias.
Nesses 2 anos que morei fora, uma das coisas que aprendi bem foi a manejar de forma eficaz a minha agenda.
Você me perguntaria: Agenda? Qual é a necessidade disso? Não sou celebridade, nem nada.
Você não precisa ser nenhum famoso para dar ao seu tempo a importância e o valor que ele precisa. Você tem muito valor, assim como o seu tempo.
Um dos nossos erros é dizer “sim” para mais eventos e compromissos do que podemos participar e muitas vezes somos movidos pelas necessidades das outras pessoas sem respeitar os nossos próprios limites. Assim, acabamos saturando e esgotando quem nós somos. Não somos transparentes em relação às nossos necessidades e acabamos causando frustrações tanto para nós mesmos como para os outros, não atingindo as expectativas.
A parte mais importante para se organizar uma agenda é que quando você se planeja, você está se comprometendo consigo mesmo a alcançar alguns objetivos e você também se dá a permissão de pensar o “por quê?” você está tomando aquela decisão e suas finalidades. Além disso, quando os seus planos envolvem outras pessoas, você tem a oportunidade de ser mais intencional naqueles relacionamentos e estar completamente presente.
De forma mais pragmática, quando eu olho pra minha agenda, como um pequenos exemplo, eu me pergunto:
“Por que eu vou à academia?”
“Por que eu faço aula de alemão 3 vezes na semana?”
“Por que eu vou encontrar com aquelas pessoas?”
Como resultado, eu tenho caminhado em direção a forma física que quero alcançar, já aprendi um pouco de alemão e acredito que tenho feito relacionamentos de uma forma bem mais profunda.
“Mas tudo isso você poderia alcançar sem uma agenda também…”
E quantos de nós já não desistimos no meio do caminho desmotivados de seguir adiante?
“E o espaço para a espontaneidade? E se alguém precisar da minha ajuda?”
A questão da flexibilidade é uma das partes de maior importância desde que não seja uma desculpa para fugir de um compromisso.
O que muitos pensam é que a agenda pode te tornar uma pessoa mais egocêntrica. Mas, o que eu tenho experimentado, tem me dado um resultado completamente diferente. Uma boa agenda funciona de forma mais eficaz com uma boa e íntima conexão com o Espírito Santo, aonde você dá espaço para Ele agir, pois você dá a oportunidade de se comprometer com a jornada que Ele quer te levar. E essa jornada é incrível!
Se eu fosse você, faria um teste. Mas sem nenhuma pressão. Se você falhar em cumprir alguns dos compromissos, tudo bem. É tudo questão de aprendizado. O ponto não é ser perfeito, mas caminhar com cada vez mais excelência. A idéia não é se engessar, mas se conhecer melhor e crescer!
Leia também:
– A arte de dizer SIM.
– Como realizar seus sonhos [1]
– Como realizar seus sonhos [2]
– Como realizar seus sonhos [3]
Palmas, palmas e mais palmas!
CLAP CLAP CLAP!
Mt bom, Pretinho. Falou cmg!
Te amo, irmão!
Bjs
CurtirCurtir
Perfeito! Obrigado por me ensinar mais uma vez, amigo.
CurtirCurtir
Boa!
CurtirCurtir
Legal !
CurtirCurtir