Eu já entendi que a igreja te machucou. Mas e agora?

igreja machucouHá quase dois anos eu escrevi um texto que viralizou chamado Me desculpe se a igreja te machucou. Na época eu recebi dezenas de mensagens de pessoas que foram impactadas pela história/testemunho, dizendo que queriam progredir… Mas, com o tempo, eu vejo que muitas acabaram ficando presas no mesmo lugar, imobilizadas pelas circunstâncias. Ou pior, acabam entrando em um lugar de rebeldia,  como se o mundo lhes devessem alguma coisa.

Eu ainda continuo cansado de ver tanta gente ferida por uma cultura cristã controladora e abusiva, que pouco revela o amor de Cristo. Mas como avançar para vivermos tudo aquilo que Deus tem pra gente?

1- Libere perdão

Perdoar não é: “está tudo bem, só não quero ver fulano nem pintado de ouro”.
O verdadeiro perdão restaura o padrão.
Isso não te obriga a voltar a andar com a pessoa, ainda porque é preciso de duas pessoas para um relacionamento funcionar. Mas dizer que um certo líder é ruim, falso, mentiro, controlador ou o que quer que seja, não faz de você uma pessoa melhor. E viver preso a dor que alguém te causou no passado é como caminhar pelo inferno. Não vale a pena. Seja livre: perdoe!

2- Vá para o secreto

Tenha o hábito de trancar a porta do seu quarto e ter um tempo a sós com Deus. E nesse lugar compartilhe todas as suas dores e frustrações. Tire sua máscara e seja transparente com Ele. Como diz em Filipenses 4: lance sobre Ele toda a sua preocupação, toda a sua ansiedade, e permita que a paz que excede todo entendimento invada o teu ser.
Passar um tempo com Deus deve te levar a enxergar as pessoas como Ele enxerga, e falar delas com Ele fala.

3- Vá pra igreja

Já ouvi muitos motivos pra não ir à igreja. E eu tenho certeza que motivos não irão faltar. Mas, na verdade, muita gente desiste da igreja porque descobre que a liderança é feita de pessoas tão imperfeitas quanto elas. Ou, então, muitos estão com vergonha de admitir que preferem viver no pecado ao invés fazer parte de uma igreja. Sendo que, na verdade, eu não acredito que quem experimentou do amor do Pai queira viver no pecado. Mas o medo, a culpa e a condenação, infelizmente, acabam gritando muito mais alto.

Só que Jesus fala pra sermos um. Então se nosso foco é Cristo, precisamos aprender a andar em unidade. Como faz? Esse é um grande desafio pra nossa cultura, eu sei. Mas a transformação começa dentro de nós, ao darmos ouvido aquilo que o Pai fala ao nosso respeito, de que nós somos filhos amados. E com isso eu tenho certeza que a nossa escolha será estar entre aqueles que edificam, e não dos que apenas criticam.

Com isso eu não digo para você se tornar membro da primeira igreja que você passa, mas que antes de tudo peça a Deus por um direcionamento e que você encontre um lugar onde você se sinta parte de uma familia e desafiado a ir além!

4- Seja Igreja

Jesus não veio para que apenas fôssemos para o Céu, mas para que o Céu habitasse dentro de nós. Quando você investe muito tempo olhando para o que não está acontecendo, você perde a beleza daquilo que Deus está fazendo. E Ele quer fazer grandes coisas em sua vida e através dela!

Assim, minha oração é para que esse seja um tempo de cura, de paz, de restauração e de unidade!

Que venhamos aprender a andar em humildade e totalmente entregues à vontade do Pai, envolvidos em sua Presença, em um lugar de intimidade.

Que Deus te abençoe!

COMPARTILHE ESSE TEXTO! 

Leia também:
Os Religiosos são os outros
Religiosidade? Tô fora! Mas, afinal, o que isso significa?
Você pode fazer o que você quiser fazer!

facebookcomentario

3 comentários sobre “Eu já entendi que a igreja te machucou. Mas e agora?

  1. Caro Gabriel, Boa Noite! A Paz!

    Sou muito grato a você por escrever os dois textos que falam sobre se a Igreja te machucou. Há quatro anos atrás eu vivi uma frustração, dei minha história como forma de mostrar a misericórdia de Deus em mim, e recebi um não, uma espécie de não que me soou como uma “rejeição”, ou você é inadequado para servir a Cristo Jesus no interior da Comunidade. A verdade é que me revoltei, procurei vingar de mim mesmo pecando, fazendo aquilo de que eu fui acusado. Fui imaturo, sei que parte da responsabilidade é minha, e todo esse tempo vivi buscando justiça, compreensão, e a dor da rejeição só aumentou. O interessante é que esse mês, fui confrontado com o Espírito Santo, para soltar a raiva, soltar a dor, e me humilhar diante de Cristo. Saber que sou Amado por Ele, pelos pecados que vivi, me sentia indigno de tanto amor. Descobri que Ele me amava para além dos meus pecados e que me convidou a este tempo de cura interior e restauração.

    Muito grato por sua partilha! Deus te abençoe e te sustente!

    Abraços

    Shalom!

    Luan Santos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s